INFRAESTRUTURA EM COMUNICAÇÃO IOT

Infraestrutura de Comunicação IoT

A Internet das Coisas (ou Internet of Things - IoT) é um termo que tem ganhado destaque nos cenários de comunicações. Na IoT, diversos objetos físicos são conectados em rede e acessíveis a partir da Web/Internet.

Estes objetos, que incluem sensores, atuadores, dispositivos com tags RFID (Radio-Frequency IDentification), e telefones podem medir, processar e comunicar, aumentando assim a informação  e percepção sobre o mundo ao redor.

Devido aos diferentes tipos de dispositivos e de comunicação utilizados (RFID, IEEE 802.15.4, BluetoothLE, IEEE 802.11), existem diferentes grupos  e iniciativas para padronização, alguns  voltados a tecnologias específicas. No contexto do IETF (Internet Engineering Task Force), ocorreu a iniciativa para integrar dispositivos de baixa capacidade computacional e de comunicação ao
IP (Intenet Protocol) versão 6, o que viabiliza a IoT.

Outro desafio relevante são as questões de segurança e privacidade na IoT. Fornecer serviços de segurança como confidencialidade e autenticidade dos dados é uma tarefa complexa quando  se considera as características das redes heterogêneas e móveis.

Metodologias Conteúdo programático Objetivos do curso Público-alvo Certificado e critérios de aprovação Professores Duração Investimento

Metodologias

O curso será ofertado na modalidade à distância, ao longo de 8 semanas.

A cada semana o conteúdo didático será ofertado em diferentes mídias, como: vídeos, áudios, animações, exercícios e atividades interativas assíncronas tais como Fóruns de discussão.

A cada semana as aulas expositivas serão divididas em vídeo-aulas de aproximadamente 15min de duração cada. O material complementar é composto por artigos técnicos (a maioria em Português), apostilas, livros e outros documentos de consulta.

Este curso se caracteriza pela presença constante virtualmente do professor conteúdista e de tutores, professores e estudantes de pós graduação (mestrado e doutorado), que auxiliam e acompanham online os alunos em todas as atividades e eventos, suportadas pelo ambiente virtual de ensino à distância, denominado Ae que é utilizado na Universidade de São Paulo, e que oferece recursos de comunicação e interação entre os participantes do curso, tais como professores, alunos e tutores. Estima-se que em média os alunos deverão despender entre 2 e 3 horas semanais de dedicação para obterem um ótimo aproveitamento do curso.

Conteúdo programático

• Introdução, motivação e definições de IoT
  • Arquiteturas, arcabouços e soluções para IoT
  • Tecnologias de comunicação: IEEE 802.15.4, IEEE 802.11, Bluetooth
  • Padrões IETF
  • Uso do paradigma SDN
  • Segurança
  • Aplicações de IoT
  • Desafios e oportunidades em IoT

Objetivos do curso

Proporcionar ao aluno desenvolver o conhecimento sobre arquiteturas, padrões e tecnologias para prover a infraestrutura de comunicação para a Internet das Coisas (IoT- Internet of Things).

Público-alvo

Profissionais que atuam em Tecnologia da Informação, tanto nas áreas técnicas quanto gerenciais.

Certificado e critérios de aprovação

Para obter o Certificado emitido pela Universidade de São Paulo, os alunos deverão atender os critérios de aprovação da universidade que são:

1. Frequência de 75% (Avaliado conforme acesso ao site do curso)
  2. Aproveitamento de conteúdo: 70% (Nota 7,0)
  3. O certificado será emitido e encaminhado para o e-mail do aluno ao término do curso até dia 30/11/2018

Duração

As matrículas para esse curso foram encerradas! Para obter maiores informações, mande-nos uma mensagem.

O valor do investimento é de R$ 600,00 em 2x sem juros.
Taxa de inscrição: isenta.

Condições de pagamento.

• 1 x R$ 600,00 sem acréscimo